VALE MARIA DIAS REFORÇA RESILIÊNCIA COM UM “CONDOMÍNIO DE ALDEIA”

04 de junho 2024

Nasceu na localidade de Vale Maria Dias mais um “Condomínio de Aldeia” no interior do concelho de Loulé, no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

Numa área de 17 hectares, dividida em 5 parcelas, os trabalhos levados a cabo no local passaram pela limpeza, desramações dos sobreiros, o abate de algumas árvores mortas, o melhoramento de um ponto de água existente e a limpeza de uma linha de água.

Foram ainda plantadas alfarrobeiras, medronheiros e amendoeiras, num total de cerca de 900 plantas. Durante os próximos 5 anos, caberá ao Município fazer a manutenção, limpeza e rega de toda esta área.

Multimédia0

Este “Condomínio” nasce de uma candidatura ao Fundo Ambiental que englobou também o do Malhão, apresentado recentemente, com um valor total de cerca de 88 mil euros (35 mil euros foi o investimento em Vale Maria Dias).

Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, enfatizou o facto de este ser “mais um projeto para a segurança das pessoas que cá vivem”, tendo como objetivo principal, por um lado o aumento da resiliência aos incêndios florestais das populações, a valorização e preservação dos recursos existentes, o aumento do potencial económico e a sustentabilidade e a valorização dos terrenos, e por outro, promover a revitalização das atividades agrícolas e silvo-pastoris, melhorar e restaurar os habitats e potenciar o turismo rural.

Multimédia1Multimédia2