Acerca do OMAT

O Observatório Municipal de Ambiente e Território de Loulé (OMAT) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e disponibiliza um conjunto de dados de vários domínios, áreas e sub-áreas associadas ao Município e à ação municipal. Com os recursos do OMAT é possível visualizar e descarregar diversos dados e obter informações essenciais sobre as políticas públicas e de administração do Município de Loulé.

No âmbito da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), a Câmara Municipal de Loulé elencou como uma das Opções de Adaptação prioritárias a criação do Observatório Municipal de Ambiente e Território.

O Observatório Municipal de Ambiente e Território (OMAT) resulta da necessidade de integrar e disponibilizar a informação relativa aos diversos indicadores de desempenho e informações qualificadas resultantes dos vários serviços da autarquia, assim como de outras fontes de informação dispersa, facilitadores de uma tomada de decisão fundamentada, bem como da necessidade de uma maior articulação entre o poder público, entidades, agências e empresas privadas locais.

O desenvolvimento do observatório foi financiado por uma candidatura do Município de Loulé ao “Simplex - Municípios do Algarve Central” - CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional do Algarve), em concreto ao Aviso ALG-50-2016-04, que pretende apoiar operações de modernização e capacitação da Administração Pública, contribuindo para a melhoria do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), candidatura aprovada em fevereiro de 2017.