Three4Climate - Teacher’s Exchange Portugal

30 de setembro de 2021

Dada a atualidade e urgência da resposta às Alterações Climáticas em geral, e no ensino em particular, informa-se sobre o evento Three4Climate - Teacher’s Exchange Portugal, que decorrerá a 6 e 7 de outubro – na EBI Professor Sebastião Teixeira – Salir, escola que integra o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita – Loulé. 

A E.B.I de Salir será anfitriã de um intercâmbio de professores europeus (Alemanha e Portugal), um programa de troca de experiências sobre as suas práticas no que diz respeito ao tratamento do tema da Ação Climática nas escolas dos seus países. 

Este encontro decorre na sequência do projeto Three4Climate, projeto que resulta de parcerias estabelecidas pela Câmara Municipal de Loulé. 

Trata-se de um projeto europeu desenhado para promover a colaboração e partilha de aprendizagens sobre Ação Climática, que as escolas abraçaram em parceria com os respetivos Municípios, Loulé e Braga. 

O projeto Three4Climate pressupõe uma plataforma de trabalho a nível horizontal – entre cidades e escolas dos três países do atual trio da presidência do conselho europeu (Alemanha, Eslovénia e Portugal), assim como a nível vertical, aproximando cidades, municípios, ministérios até ao nível europeu/ Conselho da EU. 

Promovido pelo Ministério do Ambiente da Alemanha (BMU) através da European Climate Initiative (EUKI) e mediado em Portugal pela Faculdade de Ciências da  Universidade de Lisboa, este projeto pretende, naquilo que à Educação e às escolas diz  respeito, contribuir para uma ação conjunta na preparação de/e tomada de decisões  relevantes para a ação climática, no âmbito do Acordo de Paris, Agenda 2030, Acordo  Verde e/ou outras, orientadas para a concretização do objetivo último do Conselho da  EU, no que concerne ao alcance da neutralidade carbónica no nosso continente até  2050. 

Muitas das atividades conjuntas entre as escolas dos três países participantes têm sido realizadas em formato digital, com motivo de adaptação aos constrangimentos da  Pandemia Covid-19. No entanto, devido à melhora da situação epidemiológica na Alemanha e Portugal, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, será possível o encontro presencial dos/as docentes para troca de experiências em Loulé e explorar conjuntamente a melhor forma de integrar a educação para a sustentabilidade e a ação climática no currículo escolar. 

Destaca-se, para já, o facto de os dois professores provenientes de Bielefeld, Alemanha, se terem proposto a fazer a sua vinda a Loulé com a menor pegada de carbono possível, pelo que se deslocarão unicamente em veículos elétricos e de comboio, sensibilizando assim todos os seus seguidores para questões de mobilidade sustentável, mostrando que outra forma de viajar é possível, enfatizando a necessidade de redução de emissões de CO2 não só em deslocações de e para o trabalho, mas também em áreas de desenvolvimento como o turismo. 

Mais informações sobre o projeto, atividades realizadas e produtos resultantes: 

https://www.euki.de/en/euki-projects/three-presidencies/ 

https://www.euki.de/en/student-contest-climateneutrality/ 

https://www.euki.de/en/news/three4climate-survey/ 

https://www.euki.de/en/three4climate-