Piscinas de Loulé e Quarteira são cenário para concurso fotográfico sobre a água

1 de outubro de 2021

Esta sexta-feira, 1 de outubro, assinala-se o Dia Nacional da Água e a Câmara Municipal de Loulé lança o Concurso Fotográfico “Água para que te quero”, no âmbito do projeto “Na Piscina Cuidamos da Água”, em parceria com a Universidade do Algarve.

O concurso, cujo tema central é “Cuidar da Água”, irá decorrer no mês de outubro, durante o qual os munícipes e utentes dos Complexos de Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira poderão participar, mostrando através dos “olhos” das suas objetivas a importância para a vida deste bem essencial, mas tão limitado. Água e Natureza; Amar o Mar; Água e Atividades Humanas; Água, Conservação e Sustentabilidade são as categorias propostas.

As fotografias apresentadas a concurso serão avaliadas por um júri, sendo as 3 melhores premiadas segundo critérios de originalidade, qualidade e enquadramento do tema. Para além destas, será ainda selecionado um conjunto de fotografias que ficarão expostas num espaço municipal ainda por definir.

Os vencedores receberão os seguintes prémios: 1º prémio - entrada gratuita durante 6 meses no Complexo de Piscinas Municipais de Loulé e/ou de Quarteira + oferta de bilhete para o Festival MED 2022 + 2 bilhetes para espetáculo do Município à escolha + Cartão de Amigo do Cineteatro Louletano com a primeira anuidade; 2º prémio - entrada gratuita durante 6 meses no Complexo de Piscinas Municipais de Loulé e/ou de Quarteira + oferta de bilhete para o Festival MED 2022 + 1 bilhete para um espetáculo do Município à escolha + Cartão de Amigo do Cineteatro Louletano com a primeira anuidade; 3º prémio - entrada gratuita durante 6 meses no Complexo de Piscinas Municipais de Loulé e/ou de Quarteira + Cartão de Amigo do Cineteatro Louletano com a primeira anuidade.

Mais informações sobre o concurso, incluindo o regulamento, disponíveis em www.cm-loule.pt

Recorde-se que este projeto está integrado na ação prioritária “Reutilização da Água das Piscinas Municipais” do Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, que tem como principal objetivo estudar o potencial de aproveitamento dos volumes de água associados ao funcionamento diário das piscinas municipais e as possíveis soluções de reutilização dos mesmos, para usos não prioritários, in situ ou na proximidade das referidas instalações. Ao mesmo tempo, pretende sensibilizar para a importância do uso eficiente da água e capacitar os funcionários e utentes destas infraestruturas desportivas para a adoção de hábitos e comportamentos mais sustentáveis.

A Autarquia considera que esta é também uma oportunidade para os munícipes visitarem e utilizarem as Piscinas Municipais de Quarteira, abertas de segunda a sábado, e o Complexo de Piscinas Municipais de Loulé cuja reabertura acontece precisamente neste dia 1 de outubro.

O Dia Nacional da Água celebra-se a 1 de outubro, data que coincide com o início do ciclo hidrológico e que constitui um momento de reflexão sobre a importância deste recurso, o seu valor nas dimensões social, ambiental e económica e a premência do seu uso mais eficiente.