MINISTRA DO AMBIENTE E ENERGIA VISITA LOULÉ E INAUGURA CENTRAL FOTOVOLTAICA EM VILAMOURA

15 de janeiro 2025

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, realiza uma visita ao concelho de Loulé no próximo dia 17 de janeiro, que terá como ponto alto a inauguração de uma Central Fotovoltaica para Autoconsumo em Vilamoura.

A responsável governamental é recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, às 10h00, para uma sessão de boas-vindas. Neste momento, será apresentada a política de ação climática do Município, com destaque para as áreas protegidas de iniciativa municipal como a recente Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal.

Segue-se, pelas 11h00, uma visita ao Mercado Municipal de Loulé, onde a Ministra ficará a conhecer o projeto de energia e sustentabilidade deste equipamento. Maria da Graça Carvalho visita ainda a Loja do Geoparque Algarvensis, o grande projeto para o barrocal algarvio que nasce da parceria entre Loulé, Silves e Albufeira.

Já em Quarteira, pelas 12h00, a comitiva visita o empreendimento Arcaya, um novo condomínio residencial da Bondstone, que se destaca pela sua forte componente de sustentabilidade, em harmonia com a natureza, e pelos elevados padrões de eficiência energética.​

Na parte da tarde, pelas 15h00, é inaugurada a Central Fotovoltaica para Autoconsumo da Estação Elevatória na Praia da Marina, em Vilamoura.

A central tem uma capacidade de produção anual de 200 kW, energia que é utilizada para alimentar a estação elevatória de águas residuais da Alameda da Praia da Marina, reduzindo, assim, a dependência de fontes de energia não renováveis. A nova infraestrutura tem a particularidade de possuir 358 painéis de dupla face, um sistema inovador que permite que os equipamentos absorvam a radiação solar na parte de cima, e também a radiação do piso. Em termos de capacidade, os novos painéis já possuem o dobro da potência dos painéis existentes na sede da Inframoura, instalados quando a empresa municipal iniciou o seu caminho em direção à sustentabilidade energética.

O investimento nesta infraestrutura é mais uma medida alinhada com o objetivo da empresa em reduzir a sua pegada carbónica, enquadrada na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé.

Multimédia0Multimédia1Multimédia2Multimédia3