IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana

02 de novembro 2022

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Ria Park Hotel & Spa, no Vale do Garrão, concelho de Loulé, recebe o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana, uma iniciativa da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, com o apoio do Município de Loulé. O secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, preside à sessão de boas-vindas.

 Subordinado ao tema “Roadmap para Cidades Competitivas e Atrativas”, este encontro irá reunir cerca de 40 oradores nacionais e internacionais. O objetivo do evento é demonstrar a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, tendo em conta que a limpeza urbana tem impacto na capacidade de atrair negócios (desde multinacionais a centros de negócios) e outras atividades, de captar turismo, de manter habitantes permanentes e felizes. 

Durante o encontro será ainda possível conhecer as oportunidades de financiamento da legislação nacional para a Limpeza Urbana e para os resíduos; saber as novidades decorrentes da diretiva Single-Use Plastics (SUP) nomeadamente a preparação da entidade gestora nacional; conhecer estratégias para acabar com os resíduos abandonados e boas práticas de sensibilização e mobilização da população. O debate promete ser particularmente intenso em torno das mesas-redondas dedicadas à limpeza de ervas e da utilização de águas residuais para a limpeza urbana.

A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis é a primeira associação nacional especificamente dedicada ao tema da limpeza urbana. Regista hoje 49 associados entre municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, num total de mais de 1,8 milhão de habitantes abrangidos.

 

 

PROGRAMA

 

3 novembro

09h00 CERIMÓNIA DE BOAS-VINDAS

09h40 KEYNOTE SPEAKER Criar cidades competitivas: dos serviços eficientes à qualidade de vida para todos

10h30 DEBATE Quatro municípios, quatro questões

11h55 PAINEL I Cidades limpas para captar negócios

14h30 PAINEL II Oportunidades de financiamento da nova legislação

15h00 PAINEL III Cidadão: corresponsabilidade na Limpeza Urbana

16h20 MESA-REDONDA Ruas com ou sem ervas?

4 novembro

09h00 ABERTURA

09h15 PAINEL “A CIDADE MODELO” Estocolmo: 1 minute city

10h05 PAINEL ANFITRIÃO Câmara Municipal de Loulé

11h05 PAINEL IV Inovação com impacto na Limpeza Urbana

14h00 PAINEL V Limpeza Urbana na legislação SUP

15h25 PAINEL VI Reduzir os resíduos abandonados

16h30 MESA REDONDA Água reciclada para Limpeza Urbana

17h30 ENCERRAMENTO

 

Multimédia0Multimédia1

Multimédia2Multimédia3