DESPORTO, ARTES, CIDADANIA E CONTACTO COM A NATUREZA NA SEMANA DO CLIMA EM LOULÉ

10 de maio 2024

De 13 a 19 de maio, a Câmara Municipal de Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima. Através de um programa de atividades dirigidas a diferentes públicos-alvo, pretende-se assinalar o Dia Internacional do Clima (14 de maio), de forma a alertar e sensibilizar a comunidade para a problemática das alterações climáticas.

Um dos destaques vai para a 9ª Reunião do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé, um fórum de debate que reúne alguns dos atores locais, regionais e nacionais do setor. É no dia 14 de maio, das 9h00 às 13h00, no Cineteatro Louletano, que acontece esta iniciativa, possibilitando a reflexão e partilha conjunta sobre a urgência da ação climática, e sobre os projetos municipais que para ela concorrem.

No âmbito deste evento, à tarde (entre as 14h30 e as 18h00), no Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança e Florestas, decorre o workshop/grupo de trabalho temático “Agenda de Sustentabilidade: Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural 2020-2025”. No Auditório do Convento do Espírito Santo, no mesmo horário, a “Água” é o tema a ser trabalhado pelos grupos.

As escolas serão um dos principais públicos deste programa e é a pensar nesta comunidade que foram delineadas algumas das iniciativas. A manhã do dia 13 será passada na Ribeira do Cadoiço com a atividade “Há vida no fundo da Ribeira”. Algumas turmas da Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho de Almancil (dia 13 de maio) e da Escola Secundária de Loulé (dia 17 de maio) vão integrar o projeto de plantação “Miniflorestas nas escolas do concelho de Loulé (método Miyawaki)”. E na Biblioteca Municipal de Loulé, entre os dias 13 e 16, o mote para os alunos do 1º Ciclo é “A palavra proibida e o clima”.

Para a comunidade escolar acontecem ainda ações, dirigidas aos diferentes graus de ensino, como “Eu ouço! Eu crio!” (dias 13, 15 e 16, na Biblioteca de Loulé e Pólo de Salir), “A batalha contra as invasoras” (dia 14, na Praia do Forte Novo e na futura Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal), “Orienta-te na Natureza” (dia 15, na Estação de Biodiversidade da Tôr), “Anilhando o futuro – Aves na Fonte da Benémola” (dia 15, na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola), “Ação de sensibilização sobre a floresta e a vespa velutina” (dia 15, na Unidade Avançada de Vale Maria Dias), “A proteção civil somos nós” (dia 15, na Escola EBI Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, Boliqueime), “Pequenos seres, grandes descobertas” (dia 16, na Estação de Biodiversidade da Tôr), Planeta R (dia 16, no Auditório da Cerca do Convento), Planeta Slow (dia 16, na Escola Secundária de Loulé), “Orienta-te na Natureza” (dia 17, na Estação de Biodiversidade da Tôr) e o concurso de desenho “Mascotes dos Biorresíduos”, promovido pela Infraquinta (dia 17, no Agrupamento de Escolas de Almancil).

Também o público em geral é convidado a participar nas atividades programadas, em particular nas iniciativas desportivas. “Marcha e Corrida… Com Clima” é o mote para o evento do dia 13, às 20h00 (com concentração às 19h45, no Largo do Tribunal de Loulé). Nos dias 14 (10h30-11h15) e 16 (18h00-18h45), no Calçadão Nascente de Quarteira, há aula de yoga livre. Mas para quem pretende atividades mais agitadas, são duas as propostas: um treino funcional (dia 15, 7h00-8h00/9h00-10h00, junto ao Posto2, Vilamoura) e um zumba sunset (dia 16, 19h00-20h00, no Calçadão Nascente de Quarteira).

Os seniores poderão participar em aulas de ginástica: dia 14, das 9h30 às 10h30, no Calçadão Nascente de Quarteira, e nos dias 13, 15 e 17, das 9h30 às 10h30, no Parque Municipal de Loulé (junto bar do râguebi).

O Mar Shopping Algarve junta-se a esta efeméride ambiental, no dia 18, para propor aos seus visitantes (a partir dos 10 anos) ateliers de reciclagem artística, às 10h30-12h30/15h00-17h00. A atividade gratuita, limitada a um máximo de 20 participantes por sessão, com inscrição obrigatória, até 17 de maio, através do link:

Na mesma data, há o Mercadinho de Loulé com a temática “Reciclagem, Artes e Mercado do Baú”, das 10h00 às 14h00, na Zona Histórica de Loulé e Cerca do Convento (entrada livre).

Já na manhã do dia 19 de maio (10h00-13h00), há um workshop de reciclagem criativa para crianças dos 5 aos 12 anos (atividade gratuita mas sujeita a inscrição prévia por e-mail loulecriativo@cm-loule.pt), no Palácio Gama Lobo.

A Semana do Clima é mais uma das iniciativas de educação e sensibilização ambiental e ação climática levadas a cabo pela Câmara de Loulé, no quadro da sua política local de ação climática, alicerçada no Plano Municipal de Ação Climática, o primeiro do país a ser aprovado.

Multimédia0Multimédia1