Conheça mais sobre o projeto ‘DESAFIO ALFArroba’

10 nov 2021

O projeto ‘DESAFIO ALFArroba’ arrancou no dia 23 de junho, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Almancil - Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, fruto de uma colaboração entre essa escola, a Câmara Municipal de Loulé (CML), a Junta de Freguesia de Almancil (JFA) e a Universidade do Algarve (UAlg), contando nessa data com a presença do Senhor Presidente da CML, do Senhor Vereador, do Senhor Presidente da JFA, da Professora Doutora Manuela Moreira da Silva (UAlg) e com um grupo de técnicos da área de Ambiente e Ação Climática do Município.

Este projeto, alinhado com a Política Municipal de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental, passou pela entrega aos alunos desta escola de exemplares de alfarrobeiras jovens, tendo estes cuidado delas durante as férias escolares de verão, monitorizado o seu desenvolvimento e documentado a experiência através de uma ferramenta online.

Assim, decorreu ontem, dia 9 de novembro, no Jardim das Comunidades e nessa escola, uma ação de plantação das alfarrobeiras mais bem cuidadas pelos alunos do 8º ano (agora no 9º ano).

De acordo com a monitorização efetuada pelos alunos, o caule de algumas alfarrobeiras cresceu até 62 cm e desenvolveram-se até 86 novos folíolos.

As restantes alfarrobeiras aptas para plantação serão integradas pela CML noutras escolas do Agrupamento ou noutros locais públicos, sendo que todas as árvores serão georreferenciadas e os alunos que delas cuidaram serão informados da respetiva localização.

Recorde-se que esta árvore representa um elemento natural muito precioso, do ponto de vista ambiental, encarando-o o município de Loulé como um excelente aliado no sequestro de dióxido de carbono (CO2).

Cada aluno cuidador das alfarrobeiras distribuídas foi presenteado com um lápis com sementes de coentros, para que possa dar continuidade ao seu compromisso com o ambiente e iniciar a sua própria horta.