Câmara de Loulé e Almargem lançam brochuras interpretativas das Encontas do Cadoiço e Campos de Lápias

17 mar 2021

O Projeto “Cadoiço e Megalapiás: Revelar o que já existe!” decorreu entre os anos de 2019 e 2020 e teve como principal objetivo a promoção e valorização ambiental de dois territórios – a Ribeira do Cadoiço, que irá integrar o futuro Parque Urbano e Agrícola de Loulé, e os Megalapiás do Barrocal -, ambos com importância histórica para a cidade e para as populações que por lá se fixaram.

Este trabalho foi coordenado pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, e consistiu na realização de estudos técnicos e científicos que permitiram a caraterização histórica, cultural e ambiental destes locais. Com uma base de dados sólida e científica, perspetiva-se que estes locais possam constituir “laboratórios vivos” de aprendizagem, alternativas ao turismo “sol e mar” e contribuir para o bem-estar dos munícipes através do contacto com a natureza.

São assim lançadas duas brochuras interpretativas - “Encostas do Cadoiço” e “Campos de Lapiás” -, resultado direto deste projeto, numa linguagem simples e acessível a todos, visando a partilha de conhecimento e valorização destas áreas que, embora localizadas na envolvente da cidade de Loulé, são ainda, por muitos, desconhecidas.

Em cada uma das brochuras são abordados temas como a história, a evolução da paisagem e da ocupação humana, o património material ou as tradições associadas. São também destacados os principais valores em termos de geodiversidade, fauna e flora, e é disponibilizado um percurso pedestre interpretativo, com identificação de vários pontos de interesse.

A brochura “Encostas do Cadoiço” centra-se na ribeira do Cadoiço e área envolvente. Esta ribeira atravessa transversalmente toda a cidade de Loulé, sendo no entanto desconhecida ou ignorada por parte da população. Embora a área envolvente à ribeira seja profundamente humanizada, não deixa de apresentar uma herança histórica, patrimonial e natural muito significativa.

A brochura “Campos de Lapiás” é um convite à descoberta dos megalapiás do Barrocal Algarvio. Os megalapiás, ou lapiás de grandes dimensões, são formações geológicas características da paisagem calcária, que ocorrem no Algarve sobretudo na zona do Barrocal, sendo vários os núcleos conhecidos pelas suas dimensões e variedades de formas. Para além do seu valor geológico, encontram-se relativamente bem preservados do ponto de vista paisagístico e ambiental.

Para além da elaboração destas brochuras, no ano de 2020, foram várias as atividades realizadas para divulgação das áreas de estudo, nomeadamente através da dinamização de vários percursos pedestres com escolas do concelho e para o público em geral, promoção de ações na temática das plantas exóticas invasoras e o seu controle e organização de um Seminário Final para divulgação dos principais resultados do projeto.

As brochuras estarão disponíveis, em formato digital, nas páginas da internet do Município de Loulé e da Associação Almargem, e serão em breve editadas e distribuídas, em papel reciclado, numa edição da Câmara Municipal de Loulé.