AÇÃO NO CADOIÇO ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA LIMPEZA COSTEIRA

20 de setembro 2024

Para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira, a Associação Almargem, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, está a organizar para o próximo domingo, 22 de setembro, entre as 8h30 e as 10h30, uma ação de voluntariado para limpeza das margens e leito (onde possível) da Ribeira do Cadoiço, em Loulé.

Esta iniciativa visa limpar os detritos que se encontram neste local, protegendo este que é um habitat de várias espécies.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias em https://tinyurl.com/limpezacosteira2024.

A Ribeira do Carcavai, com origem no Cerro da Cabeça Gorda (Barrocal), tem cerca de 19 km de extensão, desaguando a mesma no limite sudeste da recentemente criada Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal. Na zona de Loulé, cidade atravessada por um dos ramos da ribeira, ela é conhecida por Cadoiço, referindo-se estes termos a canais, pegos ou covas abertos por águas revoltas nas rochas do leito de uma ribeira.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira celebra-se no dia 20 de setembro. Trata-se de uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

O lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia. Cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. As ações de limpeza e monitorização de lixo nas praias revelam-se fundamentais para sensibilizar a população quanto à dimensão deste problema.

Desde o seu lançamento, esta iniciativa já envolveu mais de 400 organizações, 880 ações, 800 km limpos, 28 600 voluntários e 160 toneladas de lixo recolhido.

Multimédia0