Áreas Protegidas do Município de Loulé
O município de Loulé possui parte da sua superfície classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats, ricos em fauna e flora, património geológico e outros importantes recursos.
Percentagem da superfície do município ocupada por áreas protegidas
Desde a serra ao litoral, são muitos os visitantes que procuram conhecer as paisagens das áreas protegidas do concelho de Loulé
Parque Natural da Ria Formosa
Situado entre o Ancão (concelho de Loulé) e a Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António), é a maior e mais importante zona húmida do Algarve. Ocupa uma área de 18 400 ha, dos quais 893 ha se localizam no concelho de Loulé. Engloba um cordão de ilhas-barreira e penínsulas arenosas que se estendem pela costa e apresenta uma elevada variedade de habitats aquáticos e terrestres, que acolhem várias espécies protegidas.
Espécies de fauna protegida no Parque Natural da Ria Formosa
Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena
Com cerca de 672 ha, localiza-se entre o Barrocal e a Serra Algarvia, nas freguesias de Salir e União das Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. A Paisagem Protegida Local tem como objetivo a preservação e proteção dos valores físicos, estéticos, paisagísticos e biológicos do Barrocal, constituindo um magnífico monumento ambiental de grande beleza natural, tanto do ponto de vista geológico como biológico, englobando cerca de 535 espécies de plantas, algumas das quais endemismos nacionais e regionais.
Número de espécies de flora ameaçada nas áreas protegida do município
Nas grutas existentes nas Paisagens Protegidas Locais (PPL) da Rocha da Pena e da Fonte Benémola é possivel observar algumas espécies de morcegos.
No gráfico é possivel verificar o número de espécies de morcegos existentes nas PPL.
Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola
Situada no limite do Barrocal, a maior riqueza desta área protegida é a água. Atravessada pela ribeira da Fonte Menalva que, juntamente com a ribeira das Mercês, dá origem à ribeira de Algibre. A vegetação forma uma densa galeria que propicia condições de habitat para muitas espécies, onde se incluem mais de 300 espécies de plantas e mais de 100 espécies de aves, das quais se destacam o guarda-rios, o abelharuco e a águia de bonelli.
A preservação da natureza passa fundamentalmente pela preservação de todas as espécies e dos seus habitats. Nas áreas protegidas do município, é possível encontrar também diversas espécies de flora protegidas (o gráfico representa o número de espécies).